CPA FASB

Avaliação das Instituições de Educação Superior:

cpafasb@fasb.com.br

A avaliação das Instituições de Educação Superior tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da Instituição como um todo, principalmente quando conta com a participação efetiva de toda a comunidade interna e, ainda, com a contribuição de atores externos do entorno institucional. Nestes casos, a Instituição constrói, aos poucos, uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente atitude de tomada de consciência sobre sua missão e finalidade acadêmica e social.

A avaliação interna ou auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela Instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da Instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Identificando as fragilidades e as potencialidades da Instituição nas dez dimensões previstas em lei, a auto-avaliação é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões.

A avaliação externa é a outra dimensão essencial da avaliação institucional. A apreciação de comissões de especialistas externos à Instituição, além de contribuir para o auto-conhecimento e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela IES, também traz subsídios importantes para a regulação e a formulação de políticas educacionais. Mediante análises documentais, visitas in loco , interlocução com membros de diferentes segmentos da Instituição e da comunidade local ou regional, as comissões externas ajudam a identificar acertos e equívocos da avaliação interna, apontam fortalezas e debilidades institucionais, apresentam críticas e sugestões de melhoramento ou, mesmo, de providências a serem tomadas – seja pela própria Instituição, seja pelos órgãos competentes do MEC.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) , deve ter em sua composição, representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada, conforme Portaria 02/2004 desta Instituição de Educação Superior:

As etapas de planejamento, estratégias, metodologias, recursos e calendário das ações avaliativas estão disponíveis na Faculdade. Cabe mencionar que a divulgação, como continuidade do processo de avaliação interna, deve oportunizar a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados em todas as etapas. Para tanto, serão utilizados diversos meios, tais como: reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), seminários e outros.

Receba nossas novidades

Instituição

FASB
Infraestrutura
Editais/Portaria
Normas Acadêmicas
Missão e Valores
Sócio Ambiental
Localização
Depoimentos

Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro – São Bernardo do Campo – SP

Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro – São Bernardo do Campo – SP
Cursos Graduação
Pós-Graduação

Alfabetização e Letramento
Educação Inclusiva
Psicologia Organizacional
Psicopedagogia Institucional e Clínica
Química Forense

Extensão

CPA10
Inteligencia Emocional
Marketing Contemporâneo
Pedagogia Hospitalar
Química dos Alimentos
Química Forense

Serviços

Estágios
EPA
Iniciação Científica
Monitoria
Atividades Complementares
Nivelamento
Parcerias

Biblioteca

Biblioteca FASB
Regulamento
Produtos e Serviços
Consulta ao Acervo
Biblioteca Virtual
Bases de Dados
Jornais e Revistas Online

Fale Conosco

fasb@fasb.com.br
divulgacao@fasb.com.br

0800 0193277
(11) 4123-1469

© FASB 2023 – Todos os direitos Reservados
CNPJ: 59.170.084/0001-54

Rede Social

Rolar para cima