Letras

Depoimento

"Fiz minha graduação na FASB de 2010 a 2012. Escolhi o curso de Letras Português/Inglês. Fiquei positivamente surpreendido pelo conteúdo programático apresentado, mas principalmente pelo viés filosófico por onde caminha o curso. Essa via nos permite não só ler situações, pessoas e prever eventos, mas a autoanálise. Os professores, do mais alto gabarito, com excelente didática, tornavam um material denso em algo assimilável. Observando essas questões me engajei na pós-graduação, na especialidade de “Literatura: Teoria e Crítica”, e pude aprofundar em áreas ainda não navegadas e apaixonantes, verificando a interação entre as áreas de Literatura, Comunicação, Artes, Ciências Sociais, Psicologia e Filosofia. A especialização já me permitiu ministrar aulas em graduação. Durante a graduação e pós, aconteceram ótimas situações no que tange a concursos públicos e premiação de trabalhos de pesquisa executados. Fica mais evidente ainda a grandeza do quadro de professores e coordenadora do curso. Observa-se, em pesquisas profissionais ou leituras particulares, a grata surpresa de encontrar os nomes de professores e mestres nos mais renomados trabalhos e pesquisas em andamento na área de Letras e em áreas correlatas. O curso de licenciatura em Letras da FASB é de alta qualidade e proporciona ao graduando/graduado galgarem patamares bem mais elevados."

Marco Alves
Ex-aluno de Letras

 

"Cursei Letras na FASB entre 2000 e 2002 e tive uma ótima experiência. Professores muito competentes e uma grade curricular adequada tornam o curso excelente. Para mim foi um período de grande aprendizagem e oportunidades - através do incentivo dos professores me tornei monitora e isso me motivou a pesquisar e aprender ainda mais. Leciono Língua Inglesa desde o primeiro ano de faculdade e, além do diploma que obtive na FASB, o ganho cultural e acadêmico daqueles anos ecoam em meu dia-a-dia até hoje. Recomendo Letras na FASB para todos que buscam excelência."

Thaise Souza Pereira Queiroz
Ex-aluna de Letras, formada em 2002



"Estudar Letras é interessante pelas inúmeras oportunidades profissionais que surgem durante e após a formação. No meu caso, após concluir o curso de Letras na FASB, tive a oportunidade de ensinar língua portuguesa para estrangeiros na República da Irlanda, onde morei por um ano. Com toda a bagagem de aprendizado adquirida no curso, me senti confiante para expandir a nossa língua materna além de nossas fronteiras. Ao retornar ao Brasil, iniciei minhas atividades como professor de inglês e de português para estrangeiros. Na FASB, o diferencial do curso, além de muitos outros, é a aproximação com doutores e mestres na área que, como professores, colaboram grandiosamente para seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal."

Renato Cunha
Ex-aluno de Letras, formada em 2013



"Descobri minha paixão pelas Letras quando morava em Estocolmo, na Suécia. Lá, na Universidade de Estocolmo, iniciei os estudos em Linguística, no entanto, minha família e eu tivemos de retornar ao Brasil antes que eu pudesse terminar o curso. Ao chegar a São Bernardo do Campo, escolhi o curso de Letras da FASB devido ao conteúdo que, além de ser voltado para a docência, é bastante completo e abrangente, fornecendo aparato teórico e prático tanto na área relacionada à Linguística como à Literatura. Hoje, já graduada, sinto-me preparada para o mercado de trabalho. A FASB forneceu-me muitas oportunidades de experimentar o que é a rotina de uma sala de aula. Atuei como monitora de inglês e professora no Centro de Línguas da FASB, além de participar do programa de bolsas do Estado de São Paulo - Bolsa Alfabetização. Mas o maior reconhecimento foi o convite para atuar como professora auxiliar na área de Inglês do curso de Letras. Todas essas oportunidades fizeram toda a diferença em minha formação. Por tudo isto, eu recomendo o curso de Letras da FASB a todos os que, assim como eu, são apaixonados por línguas, linguagem e comunicação."

Adriana Temístocles Souza
 



voltar

Duração: 6 semestres

Período: Noturno

Local: SBC

Mensalidade:
1º ano - R$ 429,00 * Valores válidos para o ano de 2019.

Coordenador:
Profª Dra.Sonia Melchiori Galvão
Minicurrículo

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de intersemiose na Literatura e nas Artes, especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo, especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil, Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco e Modernidade, memória e oralidade, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Novas Tecnologias, Semiótica e Comunicação. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014. É supervisora da área de Língua Portuguesa do Projeto Devolutivas, do INEP. Atua como parerista e avaliadora das obras do PNBE (Plano Nacional da Biblioteca Escolar), junto à UFMG e ao Ministério da Cultura. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, na área de Literatura. Recebeu o Prêmio Paul Zumthor, pela Organização das Universidades Interamericanas (OUI), no Canadá, por sua pesquisa "A voz no Barroco latino-americano" e Prêmio Estímulo à Cultura na categoria ensaio, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Português/Espanhol
Curso reconhecido pelo MEC pelo Portaria MEC nº 345 de 01/02/05
DOU de 03/02/05

Português/Inglês
Curso reconhecido pelo MEC pelo Decreto Federal nº 74.111 de 27/05/74
DOU de 28/05/74

Renovação do Reconhecimento: Portaria SERES nº286 de 21/12/12
DOU de 27/12/12


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail