Letras

Nos termos da Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/06

Português/Inglês ou Português/Espanhol

NA FASB, a formação do aluno de Letras não fica restrita à sala de aula. Dinâmico e instigante, o curso proporciona ao aluno diferenciais bastante significativos como os Seminários Temáticos Interdisciplinares, a Bolsa-Pesquisa e as Atividades acadêmico-científico-culturais com palestras, viagens de estudo, visitas a museus, participação em congressos, participação em projetos de pesquisa e de extensão à comunidade além de inúmeras oportunidades de interação do aluno com a sociedade, a cultura e o mercado de trabalho.

O Estágio também é parte do currículo. A FASB mantém convênios com escolas públicas e particulares para facilitar o acesso do aluno à sua formação profissional. O curso de Letras implantou o Centro de Línguas, onde o aluno, além de estagiar, recebe uma bolsa-trabalho.

No Projeto Escola Pública e Universidade na Alfabetização, desenvolvido em parceria com o Estado de São Paulo, os alunos de Letras recebem bolsa integral para atuarem no ensino e na pesquisa, em escolas públicas da cidade de São Paulo.

Outra novidade é a imersão: os alunos, semestralmente, participam de programas de imersão em Espanhol ou em Inglês.

O aluno do curso conta com uma infraestrutura privilegiada: laboratório de línguas, sala de prática de ensino, laboratório de informática e biblioteca com acervo amplo e atualizado.

Os professores são mestres e doutores com reconhecimento nacional e internacional.

Tudo isso para você se tornar um profissional de sucesso em sua carreira.

 

Do Regime do Curso e Critério de Avaliação:

- O regime do curso é semestral;

- O sistema de aprovação é por disciplina;

- As notas são atribuídas em escala de zero a dez;

- Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que obtém média de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75%, sendo dispensado do exame final;

- O aluno com média de aproveitamento entre 2,0 (dois) e 6,5 (seis e meio) e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, deverá submeter-se a exame final na disciplina, sendo considerado aprovado com média igual ou superior a 5,0 (cinco).



voltar

Duração: 6 semestres

Período: Noturno

Local: SBC

Mensalidade:
1º ano - R$ 429,00 * Valores válidos para o ano de 2019.

Coordenador:
Profª Dra.Sonia Melchiori Galvão
Minicurrículo

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de intersemiose na Literatura e nas Artes, especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de São Paulo, especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Infantil e Juvenil, Comunicação e Expressão e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco e Modernidade, memória e oralidade, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Novas Tecnologias, Semiótica e Comunicação. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014. É supervisora da área de Língua Portuguesa do Projeto Devolutivas, do INEP. Atua como parerista e avaliadora das obras do PNBE (Plano Nacional da Biblioteca Escolar), junto à UFMG e ao Ministério da Cultura. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, na área de Literatura. Recebeu o Prêmio Paul Zumthor, pela Organização das Universidades Interamericanas (OUI), no Canadá, por sua pesquisa "A voz no Barroco latino-americano" e Prêmio Estímulo à Cultura na categoria ensaio, promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Português/Espanhol
Curso reconhecido pelo MEC pelo Portaria MEC nº 345 de 01/02/05
DOU de 03/02/05

Português/Inglês
Curso reconhecido pelo MEC pelo Decreto Federal nº 74.111 de 27/05/74
DOU de 28/05/74

Renovação do Reconhecimento: Portaria SERES nº286 de 21/12/12
DOU de 27/12/12


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail