Engenharia Química

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.

O perfil do profissional da Engenharia está afinado com o profissional necessário na indústria.

Na FASB têm-se laboratórios gerais da formação básica, tais como, laboratórios de: física, química geral, química inorgânica, química orgânica, química analítica e análise instrumental, até laboratórios específicos tais como, de operações unitárias, laboratório de engenharia química, simulação e controle de processos industriais.

Estes laboratórios mais específicos dão uma formação da aplicação de algumas situações reais nas indústrias.

Conta ainda, com um corpo docente altamente qualificado com ampla experiência profissional.

A biblioteca contém bibliografia atualizada com recursos de informática ligados à Internet para acesso livre aos nossos alunos.

Nas atividades complementares, os alunos realizam visitas técnicas na qual associam a teoria com as práticas reais.

Os Estágios Supervisionados permitem uma maior interação Indústria-Ensino.

Plano Curricular: Regime Semestral – Autorização: Portaria 3.404, de 17/11/2003 – D.O.U. de 18/11/2003

 

Do Regime do Curso e Critério de Avaliação:

- O regime do curso é semestral;

- O sistema de aprovação é por disciplina;

- As notas são atribuídas em escala de zero a dez;

- Considera-se aprovado na disciplina, o aluno que obtém média de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75%, sendo dispensado do exame final;

- O aluno com média de aproveitamento entre 2,0 (dois) e 6,5 (seis e meio) e com frequência igual ou superior a 75% das aulas, deverá submeter-se a exame final na disciplina, sendo considerado aprovado com média igual ou superior a 5,0 (cinco).



voltar

Duração: 10 semestres

Período: Noturno

Local: SBC

Mensalidade:
1º ano - R$ 979,00 * Valores válidos para o ano de 2019.

Coordenador:
Prof. Ms. Djalma de Mello
Minicurrículo

Possui graduação em bacharelado e Licenciatura em Química pela FASB (1978), mestrado em Engenharia de Materiais área Combustíveis pelo IPEN – USP (2008). Coordenador dos Laboratórios de Engenharia de Materiais da General Motors do Brasil, respondendo pela América do Sul em Combustíveis e Lubrificantes (1994-2015). Possui duas Patentes, sendo a primeira em aditivo para combustível em motor flex, o primeiro desenvolvido no Brasil (2003); e a segunda patente em aditivo para combustível biodiesel, sendo este com a função detergente e bactericida para motor diesel (2015). Ambas patentes desenvolvidas na General Motors do Brasil. Coordenador na Comissão de Combustíveis, Aditivos e Lubrificantes na ANFAVEA (2015). Atualmente é Consultor na área de combustível e Professor Titular de Química Orgânica, Polímeros e Processos Petroquímicos na FASB. Tem experiência em combustíveis com ênfase em especificações junto à ANP, atuando principalmente nos seguintes temas: óleo de motor à gasolina, álcool, diesel e biodiesel; fluido de transmissão automática e manual.

Curso reconhecido pelo MEC pela Portaria SERES nº 10 de 02/03/12
DOU de 06/03/12

Renovação do Reconhecimento: Portaria SERES nº286 de 21/12/12
DOU de 27/12/12


Campus I
Rua Américo Brasiliense, 449
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Campus II
Rua João Pessoa, 601
Centro - São Bernardo do Campo - SP
Contato:
0800 0193277
(11) 4123-1469
FacebookInstagramYoutubLinkedinE-mail